sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Minha vó já dizia: “Primeiro o dever...”


Responsabilidade! Ao ouvir essa palavra, o jovem arrepia até os cabelinhos da nuca. Tipo quando você vai dar banho na seu gato e ele fica todo oriçado. Não que seja via de regra mas na sua grande maioria, essa responsabilidade representa a tarefa chata que antecede a diversão. Explicando: Mãe, vou na casa da Maísa ouvir música. Opa, opa...vc já arrumou o muquifo do seu guarda roupa? Perceberam? Antes da diversão, a responsabilidade. Outro caso: está o rapaz caminhando pela sala com os passos leves, como um felino...com o objeto redondo debaixo do braço, ele aguça seus sentidos e vai em direção à saida. Tudo está indo bem, ele quase alcança a porta que o levará à liberdade quando: - Joãozinho! Você já estudou pra prova menino?? Mas mãe, a galera me espera...vamos jogar uma partida e ir ao cinem..- Só depois de estudar!!! ( Ouve-se o estrondo da porta a bater).
Ajudar a família, lavar o prato que você comeu, passar a roupa que você usa, fazer o seu dever para tirar a nota que precisa, arrumar e limpar seu quarto pra viver num lugar mais ajeitadinho...parece no mínimo justo né? Pois não sei o que passa na cabeça de nós jovens pra achar que não precisamos fazer isso. Meu, seus pais já cuidaram de você quando não sabia limpar seu bumbum, não sabia falar e coisas do tipo... agora lavar a louça e arrumar seu quarto creio que são tarefas muito simples pra qualquer um. Né não?

Responsabilidade, gente, é fazer a sua parte. Nada mais justo. Por mais que muitas vezes não notemos, tem várias coisas que dependem de nós. Como ir à mocidade. Só terá mocidade, se tiver alunos! É como quando a gente vai fazer um trabalho em grupo...cada um faz sua parte. Se você não faz, prejudica todo o grupo. Assim como será prejudicado se outro também não fizer.
Conforme o tempo passa, nossas responsabilidades vão crescendo. Vamos assumindo cada vez mais compromissos e devemos levar cada qual com a seriedade que merece.

O jovem, cheio de vida, aluno de mocidade espírita, certo dia vai se candastrar como voluntário num azilo. No primeiro mês, marcou sua presença com perfeição...só que conforme o tempo passa, falta uma vez aqui, outra ali. E deixa de dar atenção àquilo que se propôs. Muitas vezes esquecemos que um trabalho voluntário, é primeiramente um trabalho. Só por que muitas vezes não vemos o retorno material que ele está nos dando, deixamos de lhe dar atenção e seriedade. Puro engano: todo compromisso é uma obrigação...e por mais que a gente queira ouvir musica, jogar bola, passear, etc, não podemos deixar de esquecer as riquezas do espírito. O “ajudar”, o “parar para ouvir”, o “levantar o caído”...saibamos organizar nosso tempo e fazer da nossa vida uma experiência verdadeira e saudável para a nossa existência.

Isso aí, fiquem bem e comentem!
Até a próxima, aventureiros do nosso Blog!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Segundo tema!


Bom pessoal, aqui vai o segundo tema: "O próximo é nossa ponte de ligação com Deus". Caso você ainda não tenha feito o anterior, ainda pode nos enviar. Mas aconselhamos de não deixar acumular, ok? Pedimos também para que mandem no mesmo endereço de e-mail já passado, o mocidadeonline@gmail.com . O tema deve ser enviado até o dia 12/12/2007 , quando estaremos postando um novo.


Abraços.