sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Faces da miséria






Vem chegando o natal....e com ele os inúmeros comerciais de bonecas que falam, cozinham e dançam tango, videogames que soltam raios e exalam cheiro,celulares que controlam carros por blutúfi, Mp5, televisores digitais de 200 polegadas...e junto disso, aquele sentimento consumista. Esse comentário, foi apenas para servir de ponte à uma realidade que muitas pessoas fingem não ver. Aquela família que vive na rua, que não tem o que comer...todos os doentes que não têm dinheiro para comprar seus medicamentos...as pessoas que passam frio por não possuírem sequer um agasalho. Crianças que trabalham, vendem balas no semáfaro ao invés de irem estudar. Enquanto a ânsia por roupas de marca, videogame novo, celular do mês, toma conta de muitos.

Muitas vezes, ao olharmos com desprezo tudo que temos, não lembramos de duas coisas muito importantes. Primeiro, que cada sapato, cueca, cada objeto, possui valor. Foi conseguido através do esforço de alguém. E segundo que ao invés de olharmos feio para o nosso guarda roupas, por exemplo, vamos pensar por um segundo naquele que não tem o que vestir...e ficaria extremamente satisfeito com a camisa que olhamos torto. Assim como a comida que muitas vezes a gente não come por que “não gosto de beterraba”, seria tudo a alguém que não come há dias. Se isto não o choca, talvez você nunca tenha passado fome. E nessa circunstância, realmente agradeça a Deus por isso.

Não vamos esquecer nossos irmãos que morrem de fome, frio ou calor todos os dias. Que não possuem nada e ninguém parece enxergá-los. Imagine...poderia muto bem ser você.
Aí entram algumas questões: Será que eu não reclamo demais da minha vida? Não deveria ser mais grato por tudo que tenho? Pela minha saúde, por ter um prato de comida todo dia à mesa...uma cama para dormir e um teto para me abrigar?
Gostaria que cada um refletisse sobre estas perguntas.

Que este natal possamos ter um outro sentimento...contrário àquele de presentes ou bens materiais. Que possamos sentir gratidão, o amor de nosos familiares...e que desperte em cada um a necessidade de lançar aos que sofrem e padecem nas ruas,um prato de comida, um olhar amigo, uma mão acolhedora, ou mesmo um abraço que conforta.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi geeente!
=P

Tuudo bem, rs?
A resposta da maioria com ctz é sim,o que me faz pensar naqueles que nem nãoo diriam por não ter força pra dar uma resposta...
Esses continuam sendo aqueles, que precisam de comida, de um lugar pra dormir...
Aqui em casa, recebi um e-mail esses dias que fala muito sobre isso. dá um aperto no coração... principalmente as imagens..
E quando ao Natal, realmente, precisamos pensar um pouco mais sobre o espirito que ele tem, isso é pensat com mais carinho e principalmente vontade nas pessoas que precisam, que passam necessidades.
=)))
Não vou mentir dizendo que eu não ligo pra um tenis de marca ou coisa do tipo, mas teho a certeza de que eu ligo muito mais pra aquele que estava na porta do shopping pedindo uma moeda!
=//

Esse tema é realmente muito bom e intrigante.
Quem fez arrasou, rs

Já estou indo, pq tá tarde e amanha cedo teeem MOCIDADE
=)
Rs..

Beijos

Gabizinha disse...

Um bom tema para nos fazer parar pra pensar nas atitudes que tomamos em nossas vidas.

Acho que todo mundo reclama, reclama do tempo, reclama do dia, reclama da hora, reclama do que não tem e do que tem. Raras são as pessoas que são gratas pelo que possuem e pelo que são.

O pior de tudo é que os que mais tem são os que mais reclamam, causam alardes por coisa pouca.

Não conseguem perceber que o mundo não gira ao redor do umbigo e que há assuntos muito mais graves e importantes para se preocupar do que a roupa nova que vai ganhar,o tênis que não é de marca ou qualquer porcaria material.

Poxa, tem tanta gente precisando da solidariedade das pessoas...e não é só de bens materias que são carentes. Eles precisam de afeto, de atenção, de um sorriso, de um abraço ou de um simples Bom dia.

É uma pena sermos seres tão pequenos e apegados à nossa individualidade...egoístas... orgulhosos...avarentos...preguiçosos.

Eu sei que sou um ser muitíssimo imperfeito mas tenho consciência de que preciso mudar e fazer mais por outras pessoas...não importa se dentro da minah casa, na empresa, na faculdade, na rua, noutra cidade ou outro país...preciso trabalhar as ferramentas que me foram dadas, o meu corpo perfeito e sadio e me doar mais. Agradecer pelo que sou, pelo que tenho e a oprtunidade que eu tenho em me melhorar e plantar minha sementinha de regeneração no mundo.


Lembremos galera que não é só no Natal que precisamos pensar nestas questões. Se temo como ajudar pq não fazer?


Desejo uma Natal de muita Luz para o mundo, e que consigamso dar uma passinho em direção à nossa evolução.

até + beijinhos.

Unknown disse...

Concerteza Devemos Pensar no Proximo...Nãoo devomos pensar so em Nos..Pq as vezes Akele tenis de Marca ou akelaa Roupaaa q vc q q Custa uma NOTA o proximo estaa passsandoo Fomee..Nãoo temm oq comee...!
A genteee fazz regimee Vive de Dietaa..Em quandoo tem gente q Morre Por causa da "DIETA"
A gente Reclama q nãoo vaii no Mc Donalt's Tdd Dia...Mas em quando a genteee ta brigandoo com nossa mãe pq ela nãoo q levaa a gentee no Mc Temmm gentee q nãoo tem nd...
Em quandoo a gentee é Super Protegido pelo nossos Pais tem Crianças q nãoo tem Paiss...!
é Issu Aiii...!
O MUNDO esta em nossasss Mãoes....!
Gosteiii mt da Aula..=]
E a Pamelaa leoo Com migoo...!
Ela tbemm Gostouu mtt..=]

Bjinhuss!!

=]

h disse...

oi pessoal!
blz?
espero q sim neh?
bom...sobre a aula...
acho q eh uma grande lição pra todos nós olharmos um pouquinho pros lados...acho q o expositor da aula jah disse tudinho.
temos q parar de reclamar e agradescer o q temos, ajudar aqueles que naum possuem se quer uma família, q vivem enfermos e tals...
temos q esquecer q no natal as roupas que ganharemos dos avós...pais..tios...primos...Belair e sinca chaubord de miniatuara...dos games...essas coisas caras...e ajudar aquela criancinha q tb sente falta dessas coisas q agradam muuito a nossa vida e pra elas isso naum eh diferente...pensarmos q enquanto ceiamos...peru...chester...franquinhos e porquinhos assados...tem gente que estah cheirando cola em baixo da ponte pra poder dormir e assim a fome passarah.
eh muito triste...e eu naum gostaria de estar numa situação dessas...
acho q eh soh povo
sdds de vcs!!!!!!
bjinhos e ateh mais

Anônimo disse...

As coisas que acontecem as vezes nos revoltam, pessas que naum tem nem onde dormir, que naum tem o que comer, e ate umas q naum tem o que beber, e muitas outras que tem ate D+ e nem pensam em ajudar, mesmo q naum tenha nada vc naum precisa ajudar com algo material, uma palavra, um consolo, um tempinho q vc puder doar pra ajudar quem necessita ja é o bastante pra torna-lo alguem que pensa nos outros.Abraço pessoal